segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Comandos Úteis: Colhendo informações de Hardware no Linux

Quem nunca precisou de uma informação no Linux mas não sabia onde conseguir? A coisa fica pior quando queremos informações sobre Hardware da Máquina. No sistema Janelas, conseguimos fazer isso facilmente olhando as propriedades de "Meu Computador" ou o Gerenciador de Dispositivos, mas no sistema do pinguim a conversa já é outra...

Inicialmente, vamos aprender o comando uname e seus parâmetros. Este comando lista dados básicos como nome da máquina, tipo e versão do Kernel e a arquitetura do Hardware - mais especificamente do S.O. instalado, que pode ser 32 ou 64 Bits, por exemplo. Para listar todas estas características, utilizamos a sintaxe:

  • uname -a
Isto nos trará uma lista semelhante à seguinte:


  • Linux lindesk 2.6.31 #2 SMP PREEMPT Sat Sep 12 09:43:39 BRT 2009 i686 GNU/Linux
Este resultado, trocando em miúdos, nos diz que o Kernel do sistema é Linux, o nome da máquina é lindesk, a versão do Kernel é a 2.6.31, a data de lançamento do kernel foi em 12 de Setembro 2009, a arquitetura do sistema é 32 Bits - indicada pelo i686, pois se fosse 64 Bits seria algo como x86_64 - e o sistema operacional é GNU/Linux.


Ainda assim, este resultado é incompleto se quisermos saber detalhes específicos do hardware, como o modelo do processador ou a quantidade de memória. Para isso, utilizaremos o diretório /proc e seus arquivos de listagem. Para visualizar o conteúdo texto, podemos usar o comando cat nos arquivos que estão dentro deste diretório. Os mais comuns são o detalhamento do processador e da memória RAM:
  • cat /proc/cpuinfo - Traz informações sobre o processador, como modelo (Ex.: Intel Celeron), Frequência de Clock (Ex.: 1.8Ghz), Memória Cache (Ex.: 512 Kb), etc.
  • cat /proc/meminfo - Traz informações sobre a memória RAM, como memória total da máquina (em Kb), memória utilizada, memória livre, etc.
Mais informações podem ser obtidas neste diretório, basta procurar o que mais se aproxima do hardware que se deseja pesquisar.

Em tutorial futuro, iremos mostrar como trabalhar com localização de software e arquivos no sistema operacional Linux.

That's All Folks!

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br