terça-feira, 14 de julho de 2009

Nem sempre a culpa é do Usuário

Pela primeira vez na história deste país, alguém da T.I. estava errado e o usuário certo. Uma premissa que sempre temos que repetir, como um mantra, é que TODO USUÁRIO É BURRO. Pois bem, vamos aos fatos.

Usuário quer um sistema de Chat no site da empresa. Analista de Suporte pesquisa alguns, e o consenso geral é a escolha do melhor, mesmo que mais caro. Afinal, a área de marketing (o usuário em questão) SEMPRE tem dinheiro, e SEMPRE tem razão.

Uma vez escolhida a ferramenta, fez-se uma reunião para mostrar o sistema e marcar o treinamento com o pessoal do atendimento, que iria utilizar o próprio. Tudo muito bonito, todos sorrindo, uma cena que não se vê nesta dimensão - marketing e T.I. se entendendo. E então voltamos à realidade:

Cara do Marketing: Legal essa ferramenta de Chat. Quando começamos o treinamento, e quem vai dar? Você?

Analista de Suporte - TI: Não, o treinamento é feito pela empresa que desenvolve o Chat. É feito pela internet, via Web-Cam, porque eles não tem sede em *[INSIRA CIDADE AQUI]*.

MKT: Ah, legal. Onde é a sede deles? São Paulo?

TI: Não, eles são dos EUA.

MKT: O.o

TI: O que foi?

MKT: EUA? O treinamento é em inglês?

TI: Claro. Qual o problema?

MKT: ...


O problema, Sr. Analista de Suporte, é o seguinte: como você quer que o pessoal do atendimento, que ganha um salário mínimo por mês, seja fluente em inglês?

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